A Companhia


A Súbita Companhia foi criada em 2007 com a intenção de fazer arte de um ponto de vista colaborativo, contemporâneo e autoral. Acreditamos na intensa pesquisa teatral como fonte de inspiração, manutenção e refinamento da criação artística e estabelecemos uma prática contínua que parte da fisicalidade do corpo cênico para os demais desafios da expressão teatral. Buscamos continuamente a excelência artística em nossas criações e acolhemos o desafio de pensar cada projeto e cada momento como únicos.

O trabalho colaborativo, a criação horizontal e as ações do teatro de grupo são para nós disparadores da criação artística onde interesses em comum e novas propostas de movimento criativo são revelados. Há um profundo comprometimento em manter diálogos com diferentes expressões artísticas e em estabelecer conexões criativas com artistas e companhias nacionais e internacionais, pois apostamos na permeabilidade e no compartilhamento de ideias criativas como formas de imprimir um posicionamento particular nas artes cênicas e no mundo. 


Integrantes


Os integrantes da Súbita Companhia de Teatro têm personalidade artística inquieta, mobilizadora e investigativa. A atriz Janaina Matter, a diretora Maíra Lour e a produtora Michele Menezes configuram a base de pensamento e gestão da Companhia e contam com a parceria de vários artistas associados no processo de pesquisa e criação dos trabalhos.


MAÍRA LOUR




Diretora Artística e fundadora da Súbita Companhia de Teatro desde 2007.  Arte Educadora no Espaço Pé no Palco e integrante-criadora do Núcleo de Pesquisa em Dança Contemporânea IMP - Investigação do Movimento Particular. Ministra oficinas em Teatro Físico, Composição de cena e preparação de atores. Orientadora do núcleo de pesquisa PLATAFORMA – workshops e residências artísticas da Súbita Companhia. Dedica-se aos estudos do corpo cênico; fisicalidade e interpretação em técnicas específicas como Viewpoints, Composition, Suzuki, dança contemporânea; criação colaborativa e dramaturgia do gesto. Indicada ao Prêmio Gralha Azul Melhor Direção por “Amores Difíceis” (2013); Participou da Mostra Conexões IMP com o solo “Para virar do Avesso” e “Parapeito”(2013); Indicada ao Prêmio Gralha Azul Melhor Direção por “Porque não estou onde você está” (2012); Participou do estágio de treinamento intensivo em Viewpoints, Composition e Suzuki pela SITI Company (NY) dirigido por Anne Bogart (2012); Foi bolsista em Estruturação Coreográfica na Casa Hoffmann na criação de “Utopias de Aproximação” (2012); Indicada ao Prêmio Gralha Azul Direção Revelação por “Coração de Congelador” (2010); Compôs a Delegação de Jovens Criadores das Américas no IV Festival TransAmérique Danse et Théâtre, Montreal – Canadá (2010); Diretora convidada – Festival Mujeres en Escena, Bogotá – Colômbia (2010); Participou do Festival Alternativo de Teatro, Bogotá – Colômbia (2009).


JANAINA MATTER





Atriz e diretora artística da Súbita Companhia de Teatro. Formada em Psicologia pela UTP/PR em 2002 e em atuação e direção pelos Cursos Livres de Teatro Pé no Palco. É cofundadora da Súbita Companhia, na qual atuou em todos os espetáculos.  Desde 2009 se dedica ao estudo da fisicalidade em cena e dramaturgia do gesto. Tem formação nos treinamentos Viewpoints, Suzuki e Composição de Cena, sob orientação de Anne Bogart e os integrantes da SITI Company (Nova York/EUA).  Em 2015 participará do treinamento intensivo com Tadashi Suzuki e a SCOT Company em Toga, Japão. Ministra oficinas e cursos de aprimoramento para pré-profissionais e profissionais do teatro e desenvolve pesquisa de orientação e direção de atores vinculada ao projeto Plataforma – núcleo permanente de pesquisa da Súbita Companhia, que acolhe artistas interessados em pesquisa cênica e treinamentos. Em 2014 compôs a Comissão Julgadora do Troféu Gralha Azul, 35ª edição em Curitiba, PR. Os espetáculos mais recentes criados pela Companhia incluem "Câmera Escura" (2014), "Extraordinário Cotidiano" e "Amores Difíceis" (2013), "Porque não estou onde você está", pelo qual foi indicada ao Troféu Gralha Azul de melhor atriz em 2012. É também pesquisadora de interpretação para cinema e já integrou elenco de diversos curta-metragens, sendo os mais recentes "Coração de Congelador", direção de Carol Winter 2014 e "Coração Magoado", direção e Juliana Sanson em 2012. 


MICHELE MENEZES




Produtora cultural, publicitária (PUC PR) e especialista em Comunicação Organizacional (USP). Atua em Curitiba há 14 anos. É sócia da Pró Cult, que elabora e executa projetos culturais para empresas, órgãos públicos e diversas companhias de teatro. Produz regularmente a Subita Companhia, o Teatro de Breque e a Lasnoias & Cia, de São Paulo. Entre 2010 e 2013 foi parecerista técnica do Ministério da Cultura para projetos inscritos na Lei Rouanet. Em 2013 foi membro da Comissão Julgadora do Premio Troféu Gralha Azul e no segundo semestre de 2014 ministrará curso de produção no Curso de formação do Cena Hum, um dos cursos profissionalizantes mais reconhecidos de Curitiba.